Tempestades provocam o caos no sul do Brasil - Plataforma Media

Tempestades provocam o caos no sul do Brasil

Formação de ‘ciclone bomba’ associada a frente fria causou danos

Vendavais e tempestades registradas nesta terça-feira (30) no sul do Brasil provocaram mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e deixaram um rastro de destruição nos três estados da região, com quedas de árvores, destelhamento de casas, falta de energia e bloqueio de estradas.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou ao menos três mortes. Uma idosa de 78 anos, de Chapecó, no oeste, foi atingida por uma árvore. Um homem de Santo Amaro da Imperatriz, região metropolitana de Florianópolis, foi atingido por fios de alta tensão. Em Tijucas, litoral catarinense, uma morte foi causada por queda de estrutura. Uma pessoa está desaparecida.

Em Nova Prata, na serra gaúcha, uma morte por soterramento foi registrada pela manhã devido a um deslizamento de terra causado pelo grande volume de chuvas. A região é uma das mais atingidas do estado com as chuvas e os ventos provocados por uma frente fria associada a um ciclone extratropical, chamado de “ciclone bomba”.

Leia mais em Folha de S.Paulo.