Início China Xi trabalhará com os parceiros no desenvolvimento da Faixa e Rota

Xi trabalhará com os parceiros no desenvolvimento da Faixa e Rota

Presidente Xi envia mensagem para conferência sobre cooperação internacional da Faixa e Rota.

A China trabalhará com seus parceiros para desenvolver a iniciativa da Faixa e Rota num modelo de cooperação para enfrentar desafios por meio da unidade, disse o presidente Xi Jinping na quinta-feira numa mensagem por escrito à Videoconferência de Alto Nível sobre a Cooperação Internacional da Faixa e Rota.

A Faixa e Rota também será um modelo de saúde para proteger a segurança e o bem-estar da população, um modelo de recuperação para restaurar a atividade económica e social e um modelo de crescimento para destravar o potencial de desenvolvimento, disse Xi.

A videoconferência é “uma reunião altamente importante que dá aos parceiros de cooperação do Cinturão e Rota uma oportunidade de discutir uma resposta coletiva à COVID-19, avançar na cooperação internacional e fortalecer a solidariedade”, afirmou Xi.

Xi indicou que o ataque repentino da COVID-19 tem representado uma grave ameaça à vida e à saúde da população em todo o mundo. Deu um pesado golpe na economia mundial e causou duros desafios económicos e sociais para alguns países, em particular os em desenvolvimento.

“Para conter o vírus, os países tomaram medidas robustas, eficazes e específicas do seu contexto nacional. Além disso, muitos países estão a fazer um esforço para retomar o desenvolvimento económico e social”, disse Xi, observando que, no caso da China, a vida e o bem-estar da população sempre foram colocados como prioridade.

A China fará o que puder e contribuirá para uma vitória global rápida contra a COVID-19 e a recuperação da economia global, assinalou o presidente.
“Seja em domar o vírus ou em alcançar a recuperação económica, não podemos ter sucesso sem solidariedade, cooperação e multilateralismo. A abordagem correta para combater crises globais e realizar o desenvolvimento a longo prazo é através de maior conetividade, abertura e abrangência”, disse.

“É aqui que a cooperação internacional da Faixa e Rota pode fazer uma grande diferença”, disse, acrescentando que a China está comprometida com o desenvolvimento pacífico e a cooperação mutuamente benéfica.

Ministros das Relações Exteriores ou funcionários de nível ministerial de 25 países participaram da videoconferência. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o administrador do Programa de Desenvolvimento da ONU, Achim Steiner, também estiveram presentes no evento.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!