Portugal regista recorde de exportações e importações - Plataforma Media

Portugal regista recorde de exportações e importações

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal anunciou nesta terça-feira que as exportações e importações do país atingiram cerca de 60 mil milhões de euros e 80 mil milhões de euros, respectivamente, em 2019, os maiores valores já registados.

Esses números significam um aumento de 3,5% nas vendas externas e um crescimento de 6,4% nas compras do exterior em termos anuais. Dentro da União Europeia (UE), o comércio exterior registou um aumento de 4,4% nas exportações e de 7,1% nas importações. Com países fora do bloco europeu, as compras externas cresceram apenas 0,8% e as importações aumentaram somente 2,1%.

No ano passado, o défice comercial de bens foi próximo de 20,4 mil milhões de euros, um aumento de 2,8 mil milhões de euros em relação ao ano anterior.

“Essa evolução desfavorável deveu-se principalmente às transações com países dentro da UE”, informou a INE em relatório oficial. Em 2019, os principais clientes externos de Portugal continuaram a ser Espanha, França e Alemanha, que responderam por 49,8% das exportações totais de Portugal, enquanto os Estados Unidos continuaram a ser o principal destino dos produtos portugueses fora da UE, com 5%.

Espanha, Alemanha e França também foram os maiores parceiros comerciais de Portugal em termos de importações, representando 53,5% das importações totais, enquanto a China continuou a ser o principal fornecedor fora da UE com uma participação de 3,7%.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
China

Uruguai e China perto de concluir acordo de livre-comércio

ChinaMundo

Biden diz que pode ligar para Xi Jinping esta semana

MundoPolítica

Mercosul fecha acordo com Singapura no meio de tensões internas

MundoPolítica

Zelensky destitui dois altos funcionários, enquanto UE avalia novas sanções contra a Rússia

Assine nossa Newsletter