Adiamento dos Jogos de Tóquio vai custar "milhões de doláres" ao COI - Plataforma Media

Adiamento dos Jogos de Tóquio vai custar “milhões de doláres” ao COI

“Sabemos que vamos ter de entrar com várias centenas de milhões de dólares por causa do adiamento. É por isso que também é necessário examinar e rever todos os serviços prestados”, disse o alemão Thomas Bach, numa carta aberta enviado ao movimento olímpico.

Por causa do surto do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, inicialmente agendados para decorrerem entre 24 de julho e 09 de agosto, foram adiados para 2021 e estão agora marcados entre 23 de julho e 08 de agosto desse ano.

“Vamos continuar a suportar parte da carga operacional e parte dos custos destes Jogos Olímpicos, como foi acordado com os nossos parceiros e amigos japoneses”, garantiu o presidente do COI.

De acordo com o último orçamento divulgado, o COI tem cerca de mil milhões de euros disponíveis para lidar com um possível cancelamento dos Jogos do Tóquio, hipótese que foi na terça-feira levantada pelo presidente do Comité Organizador, Yoshiro Mori, caso a pandemia da covid-19 não esteja controlada nessa altura.

“A prioridade é a criação de um ambiente seguro em termos de saúde para todos os participantes. O COI está a seguir os conselhos da Organização Mundial da Saúde sobre possíveis adaptações aos desportos em massa. Mas, também temos consciência que ninguém sabe como será a realidade do mundo após o coronavírus”, confessou Bach.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Artigos relacionados
EconomiaMundo

O risco financeiro de sediar os Jogos Olímpicos é semelhante ao de desastres naturais

DesportoPortugal

Modalidades divididas em três categorias. Regras para regresso das competições

Desporto

Rali de Portugal cancelado

Desporto

Michael Jordan faltou à receção de George Bush para jogar golfe com traficante

Assine nossa Newsletter