Início Desporto Futebolista tenta carreira profissional na Tailândia

Futebolista tenta carreira profissional na Tailândia

Ho Man Fai é o primeiro atleta local a ir para a Tailândia para um estágio, que lhe pode oferecer a oportunidade de começar a jogar profissionalmente “Estou disposto a fazer todo os esforços necessários para aproveitar qualquer oportunidade”, partilha o jogador da Seleção de Futebol de Macau e guarda-redes do Clube Monte Carlo. No próximo dia 15, ruma à Tailândia para começar a treinar na equipa tailandesa Chonburi F.C. e concretizar um sonho que alimenta desde criança.

Desde pequeno que Ho Man Fai se interessa por futebol. “Quando era pequeno, por volta dos sete anos, vivia em Mong Há e costumava jogar futebol com os meus amigos num campo de futebol perto de casa”, recorda. Mais tarde começou a estudar na Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes e a treinar na equipa Tim Lec. O jovem, agora com 26 anos, diz que sabe que muitos alimentam o mesmo sonho, mas apenas alguns o seguem e conseguem concretizá-lo. “No contexto atual, devemos aproveitar qualquer oportunidade”,acrescenta Ho Man Fai, que acredita que os atletas, depois de atingirem um certo nível, precisam de aproveitar e explorar novas oportunidades. O jovem diz que, no seu caso, a família foi determinante: “Posso começar a ganhar dinheiro em qualquer altura, não irei morrer à fome em Macau por seguir o que gosto agora. Basta querer e de certeza que consigo encontrar algum emprego em Macau. Mas é importante sonhar enquanto se é jovem. São sonhos que não se poderão concretizar mais tarde.” 

Outro nível

Ho Man Fai afirma que os jogadores de futebol de Macau querem evoluir e apostar, mas precisam de “contactos”, e neste sentido agradece aos amigos que o ajudaram a encontrar esta oportunidade numa equipa tailandesa, na qual também vai treinar como guarda-redes. “Não há diferença entre a estatura de jogadores no Sudeste Asiático, ao contrário de outras regiões em que os guarda-redes precisam de medir pelo menos 1,90 metros de altura”, responde Ho Man Fai após ser questionado sobre a adaptação ao desporto na Tailândia. 

O jogador diz ainda acreditar que o futebol neste país é mais competitivo do que em Hong Kong ou Macau, porque os jogadores passam rapidamente a bola entre si e têm vantagem em termos de velocidade. O guarda-redes está consciente que tem de melhorar a capacidade física e de se concentrar nos treinos, mas diz não estar preocupado com a idade nem com as diferenças culturais e linguísticas. E reforça que está entusiasmado para começar esta nova fase. Ir para a Tailândia e treinar com uma equipa profissional durante duas semanas poderá, caso o treinador esteja interessado, oferecer-lhe a oportunidade de começar a jogar profissionalmente. O regulamento da equipa permite três jogadores estrangeiros no grupo, um jogador asiático e três jogadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático. Por agora conta com jogadores do Brasil, Filipinas e Mianmar. 

Licenciado em Educação Física no Instituto Politécnico de Macau, Ho realça a importância da fomação caso queira ser professor, assumindo a carreira como uma possibilidade a longo prazo: “Se conseguir concretizar o meu sonho, será uma boa experiência, e o meu diploma poderá ajudar-me a conseguir encontrar emprego em Macau no futuro.” 

‭ ‬Johnson Chao 13.12.2019

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!