Início Desporto Encontro assegurado no próximo ano

Encontro assegurado no próximo ano

O Encontro de Mestres de Wushu 2017 foi “um sucesso” e para o próximo ano já está confirmada uma nova edição, afirma o presidente do Instituto do Desporto, Pun Weng Kun.

O evento decorreu entre os dias 10 e 13 de agosto e conseguiu juntar perto de 80 mil visitantes, o que corresponde a mais 10 mil do que no ano passado, segundo o dirigente, numa estimativa. 

O principal destaque deste ano foi a competição mundial Suncity Grupo CKF Desafio Internacional de Combate – Macau, homologada pela Federação Internacional de Luta de Kung Fu Chinês. “A competição em Macau foi realizada em dez provas de diferentes categorias de peso, que incluem os atletas da China e de Macau a competirem com os atletas de alto nível da Tailândia, Turquemenistão, Sérvia, Filipinas, EUA, Rússia, Brasil, Irão e Bélgica”, segundo a organização. “E também houve mais seis provas para os atletas competirem para o cinto dourado, com os favoritos locais Cai Liangchan — antigo campeão Mundial de Wushu Sanda — e João Ramos — especialista em kickboxing — a competirem com os atletas tailandeses e brasileiros.” Entre os outros destaques da edição deste ano figuram ainda a Competição Internacional de Taolu e o SJM 4º Campeonato Asiático das Danças de Dragão e de Leão. 

Ao fazer o balanço desta segunda edição, Pun Weng Kun destacou que os visitantes “agora passam a saber que existe este Encontro de Mestres de Wushu no verão”, fazendo com que Macau se transforme numa “plataforma para promover” esta modalidade, e assegurando, ao mesmo tempo, que “os visitantes passam a conhecer melhor a cultura tradicional da China”. Apesar de ainda não terem números precisos sobre a adesão à edição deste ano, o dirigente espera, com as “sugestões dos media e dos espectadores”, perceber o que deve ser alterado nas próximas edições. 

A edição deste ano, contrariamente à do ano passado, que se concentrou no espaço exterior da Praça do Tap Seac, esteve espalhada pela cidade. As atividades do Suncity Grupo CKF Desafio Internacional de Combate – Macau tiveram lugar no Pavilhão Polidesportivo Tap Seac, enquanto o SJM 4o Campeonato Asiático das Danças de Dragão e de Leão decorreu no Fórum de Macau e a Competição Internacional de Taolu aconteceu no Pavilhão do Estádio do Centro Desportivo Olímpico. Ainda assim, mantiveram-se alguns espaços exteriores — o Festival de Wushu de verão aconteceu na Praça da Amizade e na Praça do Tap Seac, e o Campeonato dos Desafiadores de Sanda teve lugar na Praça do Tap Seac. Questionado sobre se a mudança surtiu efeitos positivos, o dirigente referiu que “este ano foi melhor”.

No último dia do evento, decorreu também a Parada de Wushu e de Danças de Dragão e de Leão, que contou com a participação de “várias equipas de wushu de Macau”, atraindo “cidadãos e visitantes”. A parada iniciou-se no Largo do Senado, passando pelos diferentes pontos turísticos, como o Largo da Igreja de S. Domingos, as Ruínas de São Paulo e o Albergue da Santa Casa da Misericórdia. “Várias equipas de Wushu de Macau realizaram vários tipos de wushu e de kong Fu Chinês na parada”, indicou a organização. “E entraram participantes que trouxeram elementos culturais alusivos a danças chinesas ao longo da parada, além de atletas em diferentes [trajes] temáticos de wushu, danças e músicas, criando uma atividade festiva com vários elementos, atraindo a apreciação dos cidadãos e visitantes no local ao longo da parada”, descreve a organização. 

Para terminar o evento, destaque para o espetáculo de encerramento no Pavilhão Polidesportivo Tap Seac, que contou com atuações dos atletas e mestres das diferentes modalidades, jogando com efeitos de luzes, tecnologia e música. Houve demonstrações de kong fu dos mestres locais Lei Man Iam, Un Oi Mou, Lam Hong Sang, Leong Sio Nam e Hoi Io Kong, além de espetáculos em canas e espadas, terminando o espetáculo com os membros da Escola de Wushu Juvenil de Macau e da equipa de estágio da Associação de Wushu.

Nos espaços exteriores do evento — a Praça do Tap Seac e a Praça da Amizade — destaque ainda para uma zona de jogos e de fotografias 3D, com jogos interativos de realidade virtual, tendas a promoverem produtos temáticos de wushu e das indústrias culturais e criativas do território.

O Encontro de Mestres de Wushu 2017 foi organizado em conjunto pelo Instituto do Desporto do Governo da RAEM e pela Associação Geral de Wushu de Macau, e com a colaboração da Direção dos Serviços de Turismo, do Instituto Cultural e do Fundo das Indústrias Culturais. 

3F14

Macau com prémios nas danças de dragão e leão

O território ganhou alguns prémios no SJM 4º Campeonato Asiático das Danças de Dragão e Leão, uma das competições em destaque do Encontro de Mestres de Wushu.

A decorrer no dia 12 de agosto no Fórum de Macau, o evento SJM 4o Campeonato Asiático das Danças de Dragão e Leão incluiu as modalidades de Dança de Leão do Sul, Dança de Dragão, Dança de Leão do Norte, nas categorias das corridas e categoria de obstáculos. A equipa de Macau venceu o primeiro lugar na Dança de Leão do Sul (categoria de obstáculos), contra a equipa da Tailândia e da Malásia. Assegurou ainda um segundo lugar, na Dança de Dragão (categoria das corridas) e Dança de Leão do Norte (categoria das corridas), tendo sido derrotada em ambas as competições pela equipa da China. Nestas duas modalidades, a formação da Indonésia obteve um terceiro lugar.

No que toca à Dança de Leão do Sul (Taolu Tradicional), participaram sete equipas, incluindo a de Macau, que assegurou um segundo lugar. “Não era o que estávamos à espera, queríamos ganhar”, diz Lao Kuong Long, atleta da formação do território. Ainda assim, garante que gostaram de participar no evento e diz que houve “boa atmosfera” junto dos vários atletas, fazendo um balanço positivo do Encontro de Mestres de Wushu. Quanto a características importantes para vencer um desafio do género, Jin Thiraway, de Macau, refere que “é preciso mais treino e menos stress”, salientando que “houve alguma pressão”. A formação da Malásia ganhou a medalha de ouro na Dança de Leão do Sul (Taolu Tradicional), ao passo que a equipa da China conquistou o terceiro lugar. 

Já na Dança de Dragão, na rotina obrigatória, Macau conquistou o primeiro lugar e a Malásia ficou na segunda posição. Por outro lado, na rotina opcional com designação da base Taolu da Dança de Dragão, a equipa de Taipé alcançou o primeiro lugar contra a formação da China, que ficou na segunda posição. Hong Kong conquistou o terceiro lugar. “Estávamos preparados para o melhor, quisemos mostrar o nosso melhor”, diz ao PLATAFORMA o atleta Li De Jhih, de Taiwan. Satisfeito com a participação no evento deste ano, o atleta taiwanês afirma que “o evento correu bem”, tendo “tido bastante tempo para praticar”. Li De Jhih declara ainda que o nível dos atletas em competição era bastante elevado. Entre as características principais que é preciso possuir para vencer este campeonato, destaca “a prática todos os dias”, mais do que a aptidão. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!