ICBC FINANCIA PARQUE HABITACIONAL EM LUANDA - Plataforma Media

ICBC FINANCIA PARQUE HABITACIONAL EM LUANDA

 

Um banco chinês vai financiar com mais de 118 milhões de dólares um projeto urbanístico no litoral nos arredores de Luanda, segundo um despacho presidencial puiblicado esta semana.

 

O acordo de financiamento entre o Estado angolano e o Industrial Commercial Bank of China (ICBC), no valor de 118 milhões de dólares, foi aprovado por despacho de 20 de novembro, assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Segundo a autorização, o acordo de financiamento visa “a implementação do projeto relativo ao contrato de empreitada de construção das infraestruturas do perímetro desanexado do Futungo de Belas – Fase I”.

Trata-se de uma área de 537 hectares, a 11 quilómetros de Luanda, em três fases de desenvolvimento. Foi objeto de um plano de reordenamento urbano a concretizar em dez anos, contando com uma expectativa de receber cerca de 50 mil habitantes, sobretudo assente no aproveitamento turístico.

Em 2011, aquando do lançamento público, o projeto foi avaliado em 150 milhões de dólares.

Além de habitação, equipamentos desportivos e turísticos, e de comércio, o projeto de urbanização prevê a reparação e construção de infraestruturas de apoio, como abastecimento de água potável, eletricidade e rede de saneamento básico.

Segundo este despacho presidencial, o financiamento agora autorizado – através de contrato a celebrar entre o Ministério das Finanças e o banco chinês – visa “garantir a continuidade e apoio ao desenvolvimento dos Programas de Urbanismo”, dando “sequência” em concreto ao projeto para aquela área.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter