TESTE DO AKATU PARA AVALIAR “CONSUMO CONSCIENTE” - Plataforma Media

TESTE DO AKATU PARA AVALIAR “CONSUMO CONSCIENTE”

Responda a 55 questões em http://tcc.akatu.org.br/ e saiba qual é o seu comportamento perante o consumo.

O Instituto Akatu, do Brasil, em parceria com o Ministério brasileiro do Meio Ambiente, lançou a plataforma para o Teste do Consumo Consciente, uma ferramenta criada para avaliar o perfil de consciência de consumo das pessoas. Após fazer o teste, de 55 questões de múltipla escolha, o sistema aponta em qual categoria de consumo consciente a pessoa se encontra: indiferente, iniciante, engajada ou consciente.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, 80% de tudo que é consumido no mundo estão nas mãos de 16% da população, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, que já usam 50% mais do que o planeta pode produzir. Para ele, é preciso uma mudança para que as 150 milhões de pessoas por ano que entram no mercado de consumo passem a gastar de modo diferente.

“É difícil para as pessoas perceberem quando elas estão indo além daquilo que precisam. Eliminar o desperdício não é simplesmente deixar de jogar coisas fora, eliminar desperdício é não comprar o que não é necessaário. Aliás, não existe nada mais caro que comprar o que não é preciso, mesmo que seja em uma liquidação”, afirmou Mattar. Para ele, mudar essa cultura é o grande desafio porque, na sociedade atual, hábitos de consumo ajudam as pessoas a criar uma identidade.

“E agora é preciso que essa identidade esteja ligada ao coletivo, que as pessoas percebam que elas não vivem individualmente, e aí elas vão se portar de maneira diferente.”

Segundo pesquisa do instituto, 41% da população brasileira estão na categoria indiferente, 32% são iniciantes no consumo consciente, 22% estão engajados e 5% realmente consomem produtos e serviços com consciência.

Este artigo está disponível em: 繁體中文