Início Economia VENEZUELA CRIA DUAS ZEE PARA EMPRESAS CHINESAS

VENEZUELA CRIA DUAS ZEE PARA EMPRESAS CHINESAS

 

Setor chinês da construção civil vai ter duas zonas económicas especiais em regiões do centro e leste da Venezuela 

 

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou esta semana que a Venezuela vai criar “muito em breve” duas zonas económicas especiais (ZEE) para empresas chinesas de produção de máquinas e materiais de construção que será, depois, aberta a investidores de outros países.

“Quero que os empresários chineses saibam que vamos instalar, muito em breve, duas zonas económicas especiais em dois lugares do país: em Puerto Cabello (centro) e em Anzoátegui (leste), para o setor da construção, para instalar aí todos os investimentos, em condições especiais”, disse.

O anúncio do chefe de Estado teve lugar em Caracas, no palácio presidencial de Miraflores, durante um ato de assinatura de acordos com empresários chineses da área da construção.

Durante o anúncio Nicolás Maduro explicou que as zonas especiais serão, “em primeiro lugar” para as empresas chinesas, mas que depois “estarão abertas” a todos os investidores estrangeiros que queiram investir no país.

Nicolás Maduro precisou ainda que a Venezuela tem “uma aliança estratégica de alto nível com a China” ao abrigo da qual hoje foram assinados quatro acordos de 2.000 milhões de dólares, para garantirem materiais para os programas governamentais de construção e reabilitação de habitações sociais.

Também que o seu Governo prevê construir e reabilitar, até 2019, seis milhões de habitações sociais.

Os primeiros acordos foram assinados com a empresa Sany Heavy Industry e têm como propósito a instalação de nove fábricas de máquinas pesadas e de materiais pré-fabricados.

Foi ainda assinado um acordo com a Citi Construction para a criação de uma fábrica de janelas e portas, e uma ata de compromisso com a JAC Motors para a instalar uma fábrica de camiões, para os países do Mercosul, da Alba e da Petrocaraíbas.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!