DOCLISBOA 2014 PRESTA HOMENAGEM A PETER VON BAGH - Plataforma Media

DOCLISBOA 2014 PRESTA HOMENAGEM A PETER VON BAGH

 

O festival internacional de cinema documental Doclisboa vai dedicar a edição deste ano à memória do realizador finlandês Peter von Bagh, falecido na última semana aos 71 anos, anunciou a organização deste festival, que decorre entre 16 e 26 de outubro na capital portuguesa.

O filme ‘Socialism’, de Peter von Bagh, também historiador e crítico de cinema, estava já previsto na programação do festival para ser exibido no encerramento, a 26 de outubro.

Num comunicado divulgado, o Doclisboa anuncia a morte do autor de cerca de cinquenta filmes e de vários livros sobre a história do cinema, bem como estudos dedicados à obra do cineasta também finlandês Aki Kaurismäki.

“Ele foi uma figura ímpar pelo seu profundo conhecimento da história do cinema, traduzido numa imensa série de livros, e pelas funções que desempenhou como diretor da Cinemateca Finlandesa, fundador e diretor do Midnight Sun Film Festival e mais recentemente como programador do festival Cinema Ritrovatto, em Bolonha”, escreve a direção do Doclisboa.

Peter von Bagh esteve várias vezes presente neste festival documental  e em 2011 integrou o painel de júris do evento. “Para toda a comunidade cinéfila internacional esta é uma perda imensa. Para o Doclisboa é um momento muito doloroso. Resta-nos a última memória direta do prazer que para Peter von Bagh constituiu saber que o seu penúltimo filme, e o mais pessoal Muisteja / Remembrance, bem como o seu derradeiro e extraordinário filme Socialism, seriam ambos apresentados no Doclisboa”.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter