PARTIDO ÚNICO ESTÁ PARA DURAR - Plataforma Media

PARTIDO ÚNICO ESTÁ PARA DURAR

Xi Jinping defendeu a prevalência do PCC como partido único para garantir continuação do desenvolvimento.

O Presidente da China, Xi Jinping, descartou uma reforma na China ao estilo ocidental e reafirmou a importância de manter o sistema de um partido único na potência asiática. escreve hoje SCMP).

Citado pelo diário de Hong Kong South China Morning Post, Xi Jinping, disse que a China deve ter uma “liderança unida que garanta que o desenvolvimento do país não é colocado em perigo”. Além disso, recomendou aos funcionários da formação que “adiram à liderança central do partido” e “melhorem a coordenação para evitar que o Governo se divida”. O Governo, acrescentou Xi, deve impedir “a luta política e a divisão entre os partidos políticos”.

O Presidente chinês mencionou a colocação em marcha de “um processo de decisão democrático” e disse que, quando se realizam eleições, o Governo deve “ter cuidado para não fazer promessas vazias que deixem o país num limbo pós-eleitoral”.

Desde o início da sua liderança do país, em 2013, Xi desencadeou uma campanha anticorrupção dirigida “contra tigres e moscas”, em referência à indiferença em relação ao cargo do suspeito, que já perseguiu milhares de funcionários e empresários.

No seguimento da campanha, o PCC anunciou recentemente uma investigação contra o ex-ministro da Segurança Zhou Yongkang por corrupção, depois de deter dezenas de aliados e familiares.

A campanha foi abalada por certos setores, mas criticada também por alguns peritos, que consideram que só é dirigida contra as fações do Partido mais afastadas de Xi Jinping.

Wang Qishan, o líder da Comissão Central de Disciplina do PCC, encarregada do combate à corrupção, declarou, no final de agosto, que esta “durará, pelo menos, cinco anos” porque se trata de uma “guerra que a nação não se pode dar ao luxo de perder”.