EST ART FAIR RECEBEU MAIS DE 10 MIL VISITANTES - Plataforma Media

EST ART FAIR RECEBEU MAIS DE 10 MIL VISITANTES

 

A recentemente criada feira de arte Est Art Fair, reuniu mais de 35 galerias provenientes de nove países (Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, México, Portugal e Reino Unido), 179 artistas, seis editores de livros de artista, um conjunto de Art Talks que reuniram em quatro dias, 18 profissionais nas mais diversas áreas artísticas, uma secção de Solo Projects a par de uma exposição que reuniu 18 obras de artistas sob o tema Drawing the world, foram fortes razões para a Est Art Fair ter atraído mais de 10 mil visitantes nos dias em decorreu o evento.

“A Est Art Fair provou que Portugal tem artistas, galeristas, curadores ou colecionadores de nível internacional, com reputação firmada em termos mundiais, e por isso tem um lugar de pleno direito na cena internacional da arte contemporânea. Só assim foi possível conseguir que, logo na sua primeira edição, a maioria das presenças de galerias fosse estrangeira, provenientes de um número tão alargado de países e de vários continentes” disse ao Plataforma Macau Luís Mergulhão, diretor da Est Art Fair.

A arte contemporânea tem de ser encarada de um ponto de vista global, e por isso a feira foi construída a partir dessa visão. O mercado intencional deste setor está em franca pujança, com crescimentos muito fortes e que se tornou numa área de captação de investimentos, bem melhor colocada do ponto de vista de risco do que outras áreas de investimento, como fundos financeiros, carteiras de bens mobiliários financeiros ou mesmo o setor imobiliário.

“Pensar global permitiu estabelecer uma escala, um perfil de feira, uma data e uma localização que, conjuntamente com a equipa e parceiros – dos quais se destacaram o Comité Internacional de Seleção de Galerias e o Grupo Curatorial, também ele internacional, tornam atrativa a Est Art Fair para os colecionadores e agentes ligados à arte contemporânea de todo o mundo, criando um novo ponto de encontro”, concluiu Luís Mergulhão.

O evento a Est Art Fair contou com uma equipa permanente de 70 profissionais durante o apoio à sua realização.

O sucesso da primeira edição, permite anunciar a a realização de uma nova edição da feira, a Est Art Fair 2015, tem já novas datas: de 9 a 12 de julho de 2015, de novo no Estoril, tendo como palco principal o seu Centro de Congressos, onde se realizou este ano.

 

Jorge Simões

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter