Início Uncategorized BRASIL FINANCIA ELETRICIDADE EM ANGOLA

BRASIL FINANCIA ELETRICIDADE EM ANGOLA

 

A sexta linha de financiamento de crédito do Brasil para projetos de empresas nacionais em Angola, no valor de dois mil milhões de dólares, vai contar com desembolsos já em 2014, sobretudo na área da produção de eletricidade.

A garantia foi transmitida pelo ministro da Finanças de Angola em Brasília, no âmbito da visita de Estado do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ao Brasil, que terminou na terça-feira.

Um dos aspetos mais relevantes desta visita foi o acordo para a abertura de uma nova linha de financiamento, no Brasil, para exportações daquele país para Angola, no valor de dois mil milhões de dólares. “A sexta facilidade de crédito entrou em vigor, segue-se um processo para o enquadramento de projetos específico.

Trata-se de uma facilidade que trará desembolsos não apenas para o exercício fiscal de 2014 mas para os exercícios seguintes”, disse o ministro das Finanças, Armando Manuel, numa declaração transmitida hoje pela rádio pública angolana, desde Brasília.Com esta nova linha, o Brasil reforça o seu apoio ao desenvolvimento angolano e em simultâneo promove os interesses dos empresários do país em Angola, ao financiar empresas nacionais, nomeadamente para projetos de reconstrução e de energia. “Apenas empresas brasileiras são ilegíveis para a utilização destes recursos”, sublinhou o ministro angolano das Finanças.

Eleva-se, assim, a 7,83 mil milhões de dólares  o financiamento brasileiro às exportações de bens e serviços para Angola.

De acordo com as informações já disponibilizados pelo Governo angolano, grande parte deste novo financiamento será utilizado na área da energia, nomeadamente no reforço da produção de eletricidade, a concretizar por empresas brasileiras.Também em Brasília, capital brasileira o ministro angolano de Energia e Águas, João Baptista Borges, explicou que “dois grandes projetos” estão desde já inscritos nesta linha de financiamento brasileiro ao país lusófono africano.

É o caso da construção de uma segunda central elétrica na barragem de Cambambe, na província do Cuanza Norte, inaugurada a 06 de outubro de 1963 pelo então Presidente da República de Portugal, Américo Thomaz, ainda na época colonial.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!