Início » Angola prevê vacinar 9,2 milhões de crianças contra a poliomielite

Angola prevê vacinar 9,2 milhões de crianças contra a poliomielite

O objetivo é “aumentar a imunidade da população através da administração de duas gotas da vacina nVPO2 às crianças menores de cinco anos de idade”

Plataforma

Angola realiza, entre 22 e 24 deste mês, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que prevê vacinar 9,2 milhões de crianças, anunciou hoje o Ministério da Saúde angolano.

Num comunicado de imprensa, o Ministério avançou que a campanha se realiza em conjunto com a República Democrática do Congo (RDCongo).

Esta ação, conforme a nota, decorre no âmbito dos esforços regionais para controlar o surto de poliovírus derivado da vacina Tipo 2, visando interromper rapidamente a circulação do vírus nos dois países vizinhos e reduzir o risco de propagação entre as fronteiras.

O objetivo é “aumentar a imunidade da população através da administração de duas gotas da vacina nVPO2 às crianças menores de cinco anos de idade”.

Leia também: Fórum reúne mais de três mil jovens à procura de emprego em Angola

O grupo alvo da campanha nacional é de 9.249.195, estimando-se o número máximo de crianças menores de 5 anos vacinadas nas campanhas de 2025.

Segundo o comunicado, a campanha visa reforçar os programas de vacinação, através da intensificação de ações que fortaleçam a vacinação ao longo do ciclo de vida, sensibilizar para melhorar o conhecimento da sociedade sobre a importância da vacinação, “como uma das intervenções de saúde pública, para salvar vidas e reduzir o fardo de doenças”.

“O Ministério da Saúde (Minsa) está fortemente comprometido em continuar a mobilizar mais recursos, para promover iniciativas cruciais e assertivas para acesso equitativo às vacinas no controlo de surtos epidémicos, garantindo que os serviços de vacinação de rotina estejam cada vez mais próximos das comunidades, reforçando a participação e engajamento comunitário, tirando partido do conhecimento local para adaptar os esforços de resposta no sentido de obter o máximo impacto”, lê-se na nota.

A campanha, com o lema “Vamos Todos a Caminho da Vacina”, pretende também sensibilizar as pessoas sobre o perigo desta doença, “que pode provocar paralisia das pernas e braços para toda a vida”.

Leia também: Executivo de Angola prevê a criação de 164 parques industriais rurais no país

“Para prevenir essa doença a criança deve tomar a vacina contra a pólio logo ao nascer, na rotina e nas campanhas”, é a mensagem a ser transmitida, informando ainda que “os vacinadores vão passar de casa a casa, porta a porta, nas igrejas e nos locais de concentração das pessoas”, para vacinar as crianças até aos cinco anos.

Caso durante os cinco dias da campanha, não passem os vacinadores, as pessoas são orientadas a levarem as crianças a uma unidade sanitária mais próxima de casa para a vacinação, alertando que a vacina é gratuita.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website