Início » Casos de hantavírus no Brasil não têm relação com cruzeiro

Casos de hantavírus no Brasil não têm relação com cruzeiro

Os casos confirmados de hantavírus no Brasil não têm relação com os casos de hantavírus do cruzeiro que partiu da Argentina em direção à Espanha, informou hoje (12) o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha

Lusa

O ministro procurou tranquilizar a população ao dizer que o vírus não é um desconhecido no Brasil, e que o país chega a registar anualmente até 45 casos, sendo que em 2026, já são sete casos confirmados.

“O hantavírus não é um vírus desconhecido, é um vírus conhecido por todos nós, diferente da Covid-19, que foi um vírus que surgiu com infeção humana”, esclareceu Alexandre Padilha.

“No Brasil, a gente chega a ter entre 38, 40, 45 casos por ano. Nesse momento, nós temos 7 casos por Hantavírus que não tem qualquer relação com o hantavírus do Cruzeiro, nem a cepa”, completou.

Leia também: Um mês e meio de viagem, seis casos oficiais e três mortes: a cronologia do surto de hantavírus no navio Hondius

O ministro da Saúde fez questão de explicar ainda, em conferência de imprensa, que a Cepa Andina, que é a mesma do navio cruzeiro, nunca circulou no Brasil.

Segundo disse, o Brasil tem estrutura para identificar e “genotipar” o vírus e lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera risco de pandemia o caso de surto de hantavírus na embarcação.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website