Início » Rússia realiza ataques noturnos contra Ucrânia apesar da suspensão pedida pelos EUA

Rússia realiza ataques noturnos contra Ucrânia apesar da suspensão pedida pelos EUA

Os ataques noturnos da Rússia tiveram como alvo 15 locais diferentes, tendo a Força Aérea ucraniana abatido 80 drones

A Rússia lançou um míssil e 111 drones contra a Ucrânia durante a noite, disse a Força Aérea ucraniana, um dia depois de o Presidente norte-americano ter anunciado uma suspensão dos ataques aéreos russos.

A Força Aérea de Kiev precisou que a Rússia disparou um míssil balístico Iskander-M, além do lançamento dos 111 aparelhos aéreos não tripulados (drones).

Os ataques noturnos da Rússia tiveram como alvo 15 locais diferentes, tendo a Força Aérea ucraniana abatido 80 drones.

O chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que pediu “pessoalmente” ao homólogo russo, Vladimir Putin, para cessar os ataques aéreos contra Kiev e outras cidades ucranianas durante o período de uma semana.

Trump acrescentou que o Presidente russo concordou com a proposta.

Washington não forneceu mais detalhes sobre os termos do suposto acordo numa altura em que as delegações da Rússia e da Ucrânia preparam negociações diretas nos Emirados Árabes Unidos, agendadas para domingo.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na quinta-feira que contava com os Estados Unidos para conseguir uma suspensão dos ataques aéreos russos contra a rede elétrica da Ucrânia.

Donald Trump afirmou que fez o pedido a Moscovo devido às condições climatéricas na Ucrânia, país que enfrenta cortes de energia devido aos ataques aéreos russos que têm vindo a atingir as infraestruturas de distribuição de eletricidade e gás.

Segundo o Centro Meteorológico da Ucrânia, entre o próximo domingo e terça-feira, prevê-se “frio intenso”.

As temperaturas noturnas devem descer para os -27 ° centígrados e em algumas zonas para os -30 ° centígrados.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014 anexando a Península da Crimeia e lançou uma campanha militar de grande escala contra todo o território ucraniano em fevereiro de 2022.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!