Além dos 46 canais automáticos, estão a ser construídos mais seis canais manuais no mesmo posto fronteiriço, num esforço para agilizar o fluxo de pessoas entre Macau e a Zona de Cooperação Aprofundada.
O Governo estuda ainda o alargamento desta modalidade de passagem automática a outros grupos de utilizadores e a sua extensão gradual a outros postos fronteiriços considerados adequados.
O plano de modernização inclui a implementação de corredores de inspecção “One-stop” com a mesma função de dispensa de documento no posto de Hengqin, a construção de um sistema de inspeção de veículos inteligente e a integração dos respetivos procedimentos. Está igualmente prevista a construção de um novo modelo de posto fronteiriço inteligente no campus da Universidade de Macau em Hengqin e de uma sala de embarque de voo no Posto Fronteiriço de Hengqin.
No âmbito da passagem fronteiriça de veículos, vão ser implementados em breve corredores de inspeção atualizados com a função “sem exibição do documento de identificação”, reduzindo as inspeções duplicadas e melhorando a eficiência de inspeção.
Leia mais em Rádio Macau