Início » 72.º Grande Prémio de Macau: História da prova

72.º Grande Prémio de Macau: História da prova

Tudo começou em terra batida e pistas de areia, antes de estrelas como Ayrton Senna pisarem o asfalto da Guia. Conheça a história.

Plataforma Studio

-1954

Foi o ano em que tudo começou. A ideia parte de três residentes de Macau apaixonados por automóveis – Fernando Macedo Pinto, Carlos Silva e Paulo Antas – durante um café no Hotel Riviera. Cerca de 15 entusiastas do automobilismo correram numa estrada de terra batida e uma pista de areia durante 51 voltas.

-1956

Foi construída a bancada central em betão, que englobava 10 “boxes” e uma lotação para 300 pessoas.

-1960

Pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau fez parte do calendário internacional de provas automobilísticas na qualidade de “corrida nacional com participação estrangeira”, sendo, também pela primeira vez, realizado de acordo com os regulamentos da FIA relativos a automóveis de desporto e grande turismo.

-1966

A fama do Grande Prémio de Macau já tinha chegado à Europa e, pela primeira vez, um piloto “importado”, o italiano Mauro Bianchi, venceu a prova.

-1967

Fez-se a primeira edição de Motas, que coincidiu também com o primeiro acidente mortal.

-1978

Celebravam-se 25 anos da prova. Bob Harper com a ajuda de Teddy Yip, organizou a Corrida dos Gigantes. Uma corrida especial repleta de grandes nomes ligados ao desporto automóvel.

-1980

O Grande Prémio é denominado como o primeiro Campeonato de Fórmula Pacífico.

-2003

O Festival do Jubileu foi a maior celebração na história da cidade. O Grande Prémio decorreu ao longo de dois fins-de-semana, com uma adesão esmagadora de concorrentes do mundo inteiro.

-2005

A 52º edição foi um marco na história deste evento ao incluir a última e decisiva ronda de um campeonato mundial – o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA.

-2020

Marca o primeiro ano de provas durante a pandemia de Covid-19. Apesar das restrições, a Comissão Organizadora procedeu à realização do Grande Prémio, e continuou a fazê-lo em 2021 e 2022.

-2023

Para celebrar a 70ª edição do Grande Prémio de Macau, a cidade acolheu uma série de estrelas internacionais, com 11 corridas ao longo de seis dias de competição nos dois fins-de-semana consecutivos de 11 a 12 e 16 a 19 de novembro. O evento contou com a presença de um recorde de 145.000 espectadores. O brasileiro Daniel Serra, no seu Ferrari 296 GT3, estabeleceu um novo recorde da volta mais rápida da Taça GT Macau, em dois minutos e 16,051 segundos.

-2024

A “Celebração do 75.º Aniversário da Implantação da República Popular da China e do 25.º Aniversário do Estabelecimento da RAEM – 71.º Grande Prémio de Macau” decorreu de 14 a 17 de novembro de 2024 e proporcionou uma celebração tripla. O norte-americano Ugo Ugochukwu, de 17 anos, foi coroado o primeiro vencedor de sempre do Grande Prémio de Macau – Taça do Mundo de FR da FIA.

O PLATAFORMA preparou uma reportagem especial sobre o 72.º Grande Prémio de Macau. Clique aqui para aceder às notícias.

Veja também a versão impressa do Special Report

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!