Há mais um candidato em cima da mesa à substituição dos caças F-16 em Portugal. O consórcio europeu que produz o Eurofighter, composto pelas empresas europeias Airbus Defence and Space, BAE Systems e Leonardo, quer que este avião de combate seja a escolha do Governo português na hora de renovar a frota da Força Aérea.
Neste sentido, a Airbus Defence and Space e o Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal) assinaram ontem um memorando de entendimento nas instalações da fabricante europeia de aviões, em Lisboa. Em junho, a AED já tinha assinado um memorando semelhante com a Lockheed Martin, a fabricante do caça F-35, precisamente para explorar futuras oportunidades de cooperação industrial, com o objetivo de identificar empresas portuguesas que possam integrar o programa do caça furtivo F-35.
“Graças às mudanças recentes no contexto político e nas orientações estratégicas em Portugal, vemos agora uma grande oportunidade para um programa de colaboração europeia, como o Eurofighter. Com o apoio de mecanismos de financiamento da União Europeia, queremos posicionar o Eurofighter como o candidato ideal para a substituição dos F-16 em Portugal”, assumiu o diretor de vendas da Eurofigther.
Leia mais em Dinheiro Vivo