A opositora venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz de 2025 “pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
María Corina Machado, descendente de portugueses, é a líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro, vivendo escondida desde as eleições presidenciais de julho de 2024. A oposição reclamou a vitória do seu candidato, Edmundo González (a própria María Corina Machado foi impedida de concorrer), mas autoridades venezuelanas controladas pelo regime atribuíram-na a Maduro.
O anúncio foi feito pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Jørgen Watne Frydnes, em Oslo. Havia 338 candidatos nomeados para o Prémio Nobel da Paz deste ano, dos quais 244 eram indivíduos e 94 organizações.
Leia mais em Diário de Notícias