Organizado pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e pela Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), sob coordenação do Secretariado da Iniciativa Global Green Supply Chains (GGSC), e com o apoio do parceiro-diamante MGM, o GLSTF tem vindo a afirmar-se como uma das principais plataformas mundiais para a cooperação internacional no setor florestal e da madeira. Nos últimos dois anos, a partir de Macau, o fórum impulsionou a implementação de iniciativas como o Quadro de Ação para a Promoção de Cadeias de Abastecimento de Madeira Legais e Sustentáveis, a Plataforma de Índice Global da Madeira (GTI) e sistemas de rastreamento baseados em tecnologia blockchain.
A edição de 2025 terá como foco as tendências de consumo e a inovação, com várias conferências temáticas a abranger toda a cadeia industrial — desde a gestão florestal até ao mercado consumidor de mobiliário e habitação. Entre os temas em destaque estão as barreiras comerciais globais, o financiamento verde das cadeias de abastecimento, as tendências de design e decoração personalizada e a sustentabilidade dos recursos madeireiros. Representantes de Macau irão também partilhar a experiência da RAEM em iniciativas de baixo carbono, finanças verdes e integração na economia da Grande Baía.
Em paralelo, realiza-se a Exposição de Madeira Sustentável, que contará com cerca de 30 stands de empresas e associações de países como Alemanha, Brasil, Indonésia, Malásia, Suíça, Japão e Itália, além de várias províncias da China e de Macau. Serão apresentados produtos como móveis, pavimentos, painéis derivados, portas e artesanato em madeira, oferecendo aos participantes oportunidades de contato e cooperação empresarial.