Início » Governo aprova 433 pedidos de apoios a PME

Governo aprova 433 pedidos de apoios a PME

Mais de 400 pequenas e médias empresas já beneficiaram do Plano de Bonificação de Juros lançado em abril, com apoios que totalizam 130 milhões de patacas

Plataforma

O governo aprovou 433 pedidos de apoio ao abrigo do Plano de Bonificação de Juros de Créditos Bancários para as Pequenas e Médias Empresas, lançado em abril, com o objetivo de aliviar os encargos financeiros das PME e reforçar a sua capacidade de resistência ao risco. Até 16 de julho, os créditos bancários aprovados totalizaram cerca de 1.1 mil milhões de patacas, com bonificações no valor de 130 milhões de patacas.

Segundo a Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), foram já recebidos mais de 1.300 pedidos no âmbito do novo plano. Desses, 581 chegaram à fase de análise pela DSEDT, que aprovou mais de 400 propostas em colaboração com os bancos licenciados. A medida tem como objetivo facilitar o financiamento das empresas locais, apoiar a sua exploração sustentável e salvaguardar o emprego.

As autoridades têm vindo a reforçar a promoção do plano junto do setor, e em colaboração com instituições bancárias e associações locais, a DSEDT organizou mais de 10 sessões de esclarecimento, onde apresentou as condições de candidatura, o mecanismo de bonificação e os critérios de apreciação. A divulgação irá continuar, com o objetivo de aumentar a confiança das PME e facilitar o acesso ao apoio.

O Plano de Bonificação de Juros permite que empresas que obtenham créditos entre 22 de abril de 2025 e 22 de abril de 2026 possam beneficiar de uma bonificação de juros até 4% ao ano, durante um máximo de três anos. O montante máximo de crédito por empresa é de cinco milhões de patacas, devendo ser utilizado para necessidades de fundo de maneio.

Com este plano, o governo pretende reforçar o fluxo de capitais das pequenas e médias empresas, promover o seu desenvolvimento estável e incentivar uma maior dinâmica na atividade económica local.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!