Dando continuidade ao fortalecimento das relações económicas entre a Província de Heilongjiang e Macau, as delegações do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e da Associação de Bancos de Macau realizaram, a 14 de maio, uma deslocação à cidade de Harbin, com o objetivo de aprofundar o intercâmbio e promover oportunidades de investimento.
Integrada na “34.ª Feira Internacional de Economia e Comércio de Harbin”, a missão incluiu uma série de encontros estratégicos com entidades e empresas locais. No dia 15 de maio, teve lugar a “Sessão de Bolsas de Contacto no âmbito de Oportunidades de Negócio e Investimento em Macau para Empresas de Heilongjiang”, organizada em conjunto com as autoridades comerciais provinciais e municipais, incluindo a Direção dos Serviços do Comércio de Heilongjiang e os Conselhos para a Promoção do Comércio Internacional da província e da cidade de Harbin.
O evento reuniu 53 empresas da província, de setores como a alimentação, saúde integrada e indústria transformadora, entre as quais se destacam empresas cotadas em bolsa e integrantes da lista das 500 maiores do mundo. Durante a sessão, as empresas presentes demonstraram grande interesse nas vantagens únicas de Macau enquanto plataforma de negócios — desde o seu estatuto de porto franco à rede internacional de contatos e aos serviços financeiros especializados. Foram igualmente destacadas as políticas preferenciais oferecidas por Hengqin, bem como o seu papel complementar na promoção da diversificação económica da RAEM.
Os representantes das empresas afirmaram que a sessão proporcionou uma base sólida para traçarem planos de expansão para Macau e Hengqin, com o objetivo de internacionalizar os seus negócios. Acreditam ainda que a cooperação económica e industrial poderá beneficiar ambas as partes, promovendo um crescimento conjunto.
Estas atividades reforçam a confiança das empresas de Heilongjiang nas plataformas oferecidas por Macau e Hengqin e assinalam mais um passo estratégico para a integração económica regional e internacionalização da economia de Macau, em consonância com os objetivos da diversificação adequada e sustentável.

