O temporal registado entre esta quarta e quinta-feira no continente português deu origem a 5800 ocorrências e 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número “acima da média”.
O registo diz respeito ao período entre as 00h00 de quarta-feira e as 11h00 desta quinta-feira, com destaque para a queda de árvores, tendo-se verificado ainda algumas inundações.
Segundo o balanço feito por Alexandre Penha, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 15 pessoas ficaram desalojadas e 13 tiveram de ser deslocadas, em resultado da passagem da depressão Martinho, que motivou um aviso meteorológico laranja (o segundo nível mais grave, numa escala de três) para vento e chuva durante a noite, em vários distritos. Mantêm-se ativos avisos amarelos para vento, chuva e agitação marítima durante o dia desta quinta-feira.
“Não posso falar de recordes […], mas posso dizer que é uma situação que ultrapassa a média de ocorrências para um fenómeno deste tipo”, assinalou o adjunto de operações na sede da ANEPC, no concelho de Oeiras (distrito de Lisboa).
Leia mais em TSF