Início Macau Governo aprova construção de novo campus da Universidade da Cidade de Macau

Governo aprova construção de novo campus da Universidade da Cidade de Macau

Num comunicado emitido hoje, a Universidade da Cidade de Macau indicou ter assinado um acordo com a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude para a construção de um novo campus, como parte de esforços para o "desenvolvimento estável de longo prazo da universidade".

Nelson Moura

A instituição ligada ao empresário e antigo deputado, Chan Meng Kam, indicou que irá agora cooperar “com os departamentos relevantes do Governo SAR para implementar o trabalho de aprovação de terrenos”. O comunicado não indicou onde seria a localização deste futuro campus.

“Para proporcionar um melhor ambiente académico para professores e alunos, a universidade tem continuado a otimizar as suas condições de ensino, aumentar o investimento em instalações de hardware e software e a realizar a interligação de três campus. Nos últimos anos, recrutou mais de 200 académicos de elite de universidades internacionalmente reconhecidas, promovendo a melhoria contínua na qualidade do ensino,” indicou a universidade.

Num comunicado separado, a DSEDJ indicou que após a mudança para o novo campus, as instalações na Estrada Sun Yat Sen, na Taipa, serão devolvidas gratuitamente ao Governo da RAEM.

O departamento sublinhou que as autoridades da RAEM sempre apoiaram as instituições de ensino superior local para que estas possam “desenvolver e destacar as suas características e vantagens”, adaptando-se às tendências de desenvolvimento social e necessidades da indústria, de maneira a oferecer cursos mais diversificados e de alta qualidade e continuar a melhorar a competitividade educacional das instituições locais.

“Para atender às diferentes características e direções de desenvolvimento das instituições de ensino público, é necessário mais recursos para construção de instalações e espaços de pesquisa e ensino para futuras necessidades. A Universidade da Cidade de Macau tem gradualmente expandido as suas operações nos últimos anos para atender ao seu futuro desenvolvimento estável e de longo prazo,” indicou o departamento.

“Para isso, a Fundação da Universidade da Cidade de Macau solicitou ao Governo da RAEM a concessão de terrenos e comprometeu-se a construir novas instalações com fundos próprios.”

Num comunicado separado, a DSEDJ indicou que após a mudança para o novo campus, as instalações na Estrada Sun Yat Sen, na Taipa, serão devolvidas gratuitamente ao Governo da RAEM. 

Anteriormente conhecida como Universidade da Ásia Oriental, fundada em 1981, a instituição de ensino mudaria de nome para Universidade da Cidade de Macau em 2011.

Em 2012, Chan Meng Kam, indicou que a escola solicitou ao governo da RAEM a construção de um novo campus em Coloane, mas que este plano não tinha sido ainda aprovado, e que a escola continuaria a comunicar com o governo da RAEM para procurar terreno adequado aprovado para a construção de um novo edifício escolar.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!