Início Manchete Idade da reforma em Portugal aumenta três meses em 2025. Corte de 15,8% se antecipar pensão

Idade da reforma em Portugal aumenta três meses em 2025. Corte de 15,8% se antecipar pensão

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta quarta-feira a evolução da esperança média de vida. Perante estes resultados, há duas consequências: idade legal da reforma passa para 66 anos e sete meses em 2025 e penalização para a antecipação da pensão será de 15,8% já a partir de 1 de janeiro.

A idade legal da reforma em 2025 vai aumentar três meses, passando para os 66 anos e sete meses, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução da esperança média de vida. Ainda que provisórios, estes indicadores referem também que, perante estes resultados, a penalização por sair mais cedo do mercado de trabalho deverá agravar-se já a partir de 1 de janeiro em 15,8%.

O INE refere que o valor provisório da esperança de vida aos 65 anos foi estimado em 19,75 anos, “apresentando um aumento de 0,14 anos relativamente ao triénio 2020-2022”. Ou seja, é esta a base de cálculo que determina, para efeitos da idade normal e acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social e do fator de sustentabilidade, quando é que os portugueses se poderão reformar.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!