Início Economia Aumento do IUC caiu em Portugal

Aumento do IUC caiu em Portugal

Ministro das Finanças atirou batata quente da decisão sobre o IUC para o colo do PS. Mas dramatizou o ano de 2024. Falou de "grande incerteza", "condições muito adversas", "recessão em vários países", "juros elevados até final do ano que vem", "grandes constrangimentos e dificuldades para muitos, e Portugal não ficará de fora".

A proposta pelo governo para subir o IUC num máximo de 25 euros por ano aos veículos mais antigos (carros) e poluentes (motas) não vai mesmo acontecer. O PS, que tem a maioria do Parlamento, vai retirar a medida do executivo do documento.

Em nota enviada já esta madrugada às redações, os socialistas justificam a decisão dizendo que “o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade”.

“Nestes casos, em que o carro é uma absoluta necessidade, acresce o facto de muito cidadãos não terem meios financeiros para a substituição por um veículo mais recente. Assim considera-se importante por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido”, pode ainda ler-se.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!