Neste momento, o IC está a realizar inspeções e avaliação detalhadas do estado atual do painel, a fim de elaborar um projeto completo de restauro e relocalização do painel.
O mosaico foi elaborado e instalado pelo escultor, arquiteto e empreiteiro italiano Oséo Leopoldo Goffredo Acconci a década de 1960 como parte do primeiro hotel/casino aberto pelo magnata do jogo Stanley Ho.
“Com mais de 60 anos de história, o painel de mosaicos na fachada do antigo Hotel Estoril, que tem sofrido com a erosão provocada pelo vento e pela chuva devido à exposição ao exterior durante muito anos, encontra-se em pior estado de preservação e está frágil, tendo aparecido danos extensivos de mosaicos na parte superior, no lado esquerdo e na parte inferior, bem como um grande número de fendas e algumas quedas no resto,” indicou o IC.
“A fim de proporcionar uma proteção mais adequada do painel, o painel de mosaicos será preservado, de forma intacta, e transferido para o interior da nova construção com base no projeto arquitetónico da nova Biblioteca Central”.
Segundo o departamento, trabalhos de inspeção integral do painel para a sua relocalização e estão a ser realizados, incluindo inspeções detalhadas e registo do estado geral do painel de mosaicos com os sensores termais e de temperatura e humidade, entre outros.
Serão também realizados amostragem, análise e teste de separação de mosaicos para compreender as matérias-primas originais do painel e a situação de colagem entre o revestimento e a base de parede, no sentido de elaborar um projeto completo de restauro e relocalização do painel.

Projeto da futura biblioteca central elaborado pela Mecanoo
“O IC já procedeu à montagem de andaimes para preparação de uma série de inspeção, amostragem e testes do painel de mosaicos. Após concluir a elaboração do projeto de relocalização do painel, o painel será transferido para um local adequado para limpeza e restauro consoante o respetivo projeto,” notou o IC.
“Em articulação com a construção da nova Biblioteca Central, o painel será reintegrado no espaço interior do edifício para preservação adequada e exposição, permitindo que o painel possa desempenhar melhor a sua função de ligação entre o passado e o futuro do edifício.”
O escritório de arquitetura holandês Mecanoo foi selecionado para o futuro projeto da Biblioteca Central.
Este artigo está disponível em: 繁體中文