Início » Excedente da balança de pagamentos de Macau cai 23,4% em 2022

Excedente da balança de pagamentos de Macau cai 23,4% em 2022

A balança de pagamentos de Macau registou um excedente de 10,8 mil milhões de patacas no ano passado, menos 23,4 por cento do que em 2021, anunciou hoje o regulador financeiro

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) atribuiu a diminuição do excedente “às exportações de serviços turísticos terem descido em consequência da pandemia” de covid-19, de acordo com um comunicado.

As exportações de serviços caíram quase um terço em 2022, enquanto as importações de serviços subiram 6,4%, fazendo com que o excedente na balança de serviços encolhesse 42,3 por cento, para 66,7 mil milhões de patacas, referiu a AMCM.

As receitas da indústria dos casinos, o motor da economia da região administrativa especial chinesa, sofreram em 2022 uma queda de 51,4 por cento em comparação com o ano anterior, para 42,2 mil milhões de patacas.

A balança comercial de Macau registou um défice de 84,3 mil milhões de patacas, menos 3,9 por cento do que em 2021, graças a uma queda de 9,1 por cento nas importações de mercadorias.

Quanto à balança de rendimentos, referente aos investimentos no estrangeiro, registou um excedente de 37,8 mil milhões de patacas, uma melhoria face ao défice de 1,9 mil milhões de patacas no ano anterior.

Pelo contrário, a balança de transferências teve um saldo negativo de 9,4 mil milhões de patacas em 2022, o que ainda assim representou uma diminuição de 26,6 por cento.

A balança de pagamentos reflete os pagamentos e receitas do comércio exterior de bens, serviços, rendimentos e transferências, sendo considerado um dos mais amplos indicadores comerciais de um território.

Plataforma com Lusa

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!