“Papa comeu tudo e fez-me sinal de que estava bom”

Reconhecido pelo talento de interpretar e modernizar os pratos tipicamente portugueses, o chef Vítor Sobral é uma das maiores referências na gastronomia nacional.

por Gonçalo Lopes

Com 36 anos de experiência, é proprietário de vários restaurantes em Lisboa e Cascais. Conta ainda com um projeto no Brasil, a Tasca da Esquina, eleito como o melhor restaurante português naquele país. Como chef consultor gastronómico da TAP, foi escolhido para confecionar um menu especial para o Papa Francisco, que foi servido durante a viagem de regresso ao Vaticano, no passado dia 6 de agosto.

Existirá um sentimento diferente quando se cozinha para o líder da Igreja Católica? Em conversa com o DN, o chef relata a sua experiência: “Sabemos que estamos a fazer um trabalho que está a ser escrutinado por uma série de pessoas, principalmente pelo Papa. Há aquele misticismo todo e aquela energia que se sente, é uma proximidade que se cria, estamos apenas a trinta ou quarenta centímetros do Papa. Tudo isto é uma grande emoção e é uma experiência que por mais vezes que se tenha, é sempre diferente.”

Sem limites à criatividade, a preocupação foi garantir uma refeição adequada para servir naquele horário e naquela circunstância, considerando a qualidade e apresentação dos produtos, descreveu o chef português.

Em 2017, já tinha servido o Papa Francisco durante a sua visita como peregrino ao Santuário de Fátima. Antes, em 2010, cozinhou para o anterior Papa, Ratzinger. “Cozinhei uma vez para o Papa Bento XVI e duas vezes para o Papa Francisco. Os menus são sempre muito idênticos, mas na primeira vez existiram uns divertimentos de boca. Os queijos e os enchidos, que caracterizam a gastronomia portuguesa estão sempre presentes”, acrescentou.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!