Início » Moscovo vai fazer eleições locais nos territórios ocupados a 10 de setembro

Moscovo vai fazer eleições locais nos territórios ocupados a 10 de setembro

A comissão eleitoral russa anunciou hoje a realização de eleições locais a 10 de setembro nos territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia e declarados como anexados em setembro de 2022.

Segundo a comissão, o objetivo das eleições é eleger assembleias regionais e conselhos municipais, numa altura em que os combates estão a decorrer nas regiões de Lugansk e Donetsk, no leste, e Zaporijia e Kherson, no sul.

Os combates continuam a decorrer nessas regiões e a Ucrânia está atualmente a conduzir uma contraofensiva destinada a libertá-las.

Quase um ano e meio depois de ter lançado a ofensiva contra a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a Rússia controla cerca de 17% do território ucraniano, incluindo a Crimeia, uma península anexada em 2014.

O Presidente russo, Vladimir Putin, reivindicou a anexação das regiões de Kherson, Zaporijia, Lugansk e Donetsk em setembro passado, depois de realizar pseudo-referendos nas regiões, apesar dos combates e das críticas quase unânimes da comunidade internacional.

Putin apresenta estas regiões como terras historicamente russas e afirma que Kiev terá de aceitar cedê-las para alcançar a paz.

A Ucrânia exclui qualquer compromisso relativamente à sua integridade territorial.

*Com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website