Início » Enfermeiros reportam falta de vacinas em Portugal

Enfermeiros reportam falta de vacinas em Portugal

O Governo ainda não comprou as vacinas do Programa Nacional de Vacinação deste ano e os enfermeiros estão a utilizar doses que sobraram do abastecimento anterior. Segundo o jornal Expresso, a vacinação gratuita à população, sobretudo de recém-nascidos e crianças, está a ser feita a “conta-gotas”.

A Ordem dos Enfermeiros diz que os profissionais de saúde dos cuidados primários reportam falhas nas vacinas contra difteria, tétano, tosse convulsa, poliomielite e haemophilus b, enquanto a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública explica que está a ser usado o stock que sobrou do ano passado.

O semanário acrescenta que a Direção-Geral da Saúde enviou atempadamente o procedimento para a aquisição das vacinas ao Ministério da Saúde e Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública acrescenta que “o Ministério das Finanças tem há mais de meio ano o pedido de autorização para a compra das vacinas”.

Isto quando em meados de maio o ministro da Saúde garantia que “não há falta de vacinas no Serviço Nacional de Saúde”, apesar de recomendar “uma gestão mais prudente de stocks”, justificando que “as aquisições nos últimos meses têm sido feitas por períodos mais curtos do que era habitual”.

Numa nota enviada às redações esta sexta-feira, o Ministério da Saúde adianta que a compra de vacinas ainda está em fase de adjudicação: “O procedimento de aquisição de vacinas e tuberculinas no âmbito do Programa Nacional de Vacinação para o ano de 2023 está em curso, em fase avançada de adjudicação, e ficará concluído a meio da próxima semana.”

Em resposta à TSF, o gabinete de Manuel Pizzarro reconhece que “pontualmente, num local ou noutro, podem ocorrer situações de faltas, que são rapidamente resolvidas”, mas assegura que “a nível nacional não estão vacinas em falta no âmbito do Programa Nacional de Vacinação”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!