Os hotéis de Macau receberam mais de um milhão de hóspedes em abril, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais divulgados hoje.
De acordo com dados da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), a região administrativa especial chinesa registou em abril 1,1 milhões de hóspedes nos cerca de 43 mil quartos disponíveis nos 129 hotéis.
Em abril, mês que inclui parte da chamada Semana Dourada do 1.º de Maio, um dos picos turísticos da China continental, a taxa de ocupação hoteleira em Macau foi de 79,8%, mais 50 pontos percentuais em termos anuais e o valor mais elevado desde janeiro de 2020.
O preço médio dos quartos de hotel em Macau também aumentou em abril, subindo dois terços em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Associação de Hotéis de Macau, que reúne 43 hotéis locais.
Um relatório, divulgado pela Direção dos Serviços de Turismo (DST), revelou que o preço médio se fixou em 1.370 patacas (158,3 euros) em abril, mais 4,4% do que no mesmo mês de 2019, antes do início da pandemia.
O território, que à semelhança do interior da China seguia a política ‘zero covid’, apostando em testagens em massa, confinamentos de zonas de risco e quarentenas, anunciou em dezembro o cancelamento da maioria das medidas de prevenção e contenção.
A China levantou em 06 de fevereiro o fim de todas as restrições devido à pandemia de covid-19 nas deslocações para Hong Kong e Macau, permitindo o reinício das excursões organizadas para as duas cidades.
Macau recebeu em abril quase 97 mil visitantes em excursões organizadas, mais quatro mil do que no mês anterior, revelou hoje a DSEC, mas ainda longe dos quase 882 mil registados em abril de 2019, antes do início da pandemia.
A esmagadora maioria (96,3%) dos visitantes em excursões veio da China continental, o mais importante mercado turístico da região, que registou ainda grupos de visitantes de Hong Kong, Tailândia, Coreia do Sul, Malásia e Índia.
Também hoje, a DSEC revelou que Macau acolheu 208 reuniões, conferências, exposições e eventos de incentivo no primeiro trimestre deste ano, mais do dobro do registado em igual período de 2022.