Início » Plano de emergência para apoiar famílias afetadas pelas chuvas começa na próxima semana em Luanda

Plano de emergência para apoiar famílias afetadas pelas chuvas começa na próxima semana em Luanda

Francisco Furtado, que falava em conferência de imprensa, para apresentar as consequências das chuvas que se abateram nos últimos dias, reconhece que é preciso que o Executivo faça um esforço maior do que foi feito até ao momento para contemplar todas as famílias afectadas.

Para Francisco Furtado, o fenómeno que se vive nos últimos dias em função das quedas pluviométricas, exige a tomada de medidas urgentes e implementação de um plano de requisição civil envolvendo não só o Executivo, mas, também, outras áreas com disponibilidade e capacidade para acudir às situações.

O ministro de Estado garantiu que o Executivo tem criado um Plano de Contingência de apoio às famílias sinistradas, que deve ser adaptado todos os anos preventivamente antes da ocorrência destes fenómenos.

Garantiu, por outro lado, que outras medidas serão tomadas para complementar o conjunto de acções inseridas neste plano.

O programa do Executivo, segundo o ministro, não é apenas dar meios de abrigo e alimentação, devem ser criadas outras condições em áreas que permitam um reassentamento em condições de segurança para que não aconteçam fenómenos semelhantes aos que estão a ser observados agora.

“Temos que realmente reconhecer que há vulnerabilidade e negligência por parte das populações, mas também há muitas irregularidades nos Planos directores de construções e no ordenamento em várias áreas do território”, reconheceu o ministro.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!