Início Destaques Governo português quer sancionar práticas abusivas nos preços dos alimentos

Governo português quer sancionar práticas abusivas nos preços dos alimentos

O preço dos alimentos está a preocupar o Governo. Ainda para mais quando a inflação teima em descer, mas por outro lado, a alimentação encarece. Atualmente os alimentos estão quase três vezes mais caros que o valor da inflação. Foi neste sentido que o executivo resolveu tomar as rédeas da situação, apresentando uma série de medidas para compreender esta evolução e, ao mesmo tempo, fazer por abrandar o encarecimento dos produtos alimentares.

Assim, o ministro da Economia apresentou esta quinta o plano do Governo para esta área: continuar a promover as ações de fiscalização da ASAE, dando continuidade à iniciativa que desenvolveu no início de março, altura em que 80 inspetores levaram a cabo uma operação para fiscalizar os preços em híper e supermercados.

Leia ainda: Alimentos básicos em Portugal mais caros do que em Espanha e quase ao preço de França

O Governo vai ainda reunir com os operadores que estão no mercado nacional, explicou António Costa Silva, adiantado ainda que o primeiro-ministro já falou ontem com a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição). Será convocada a PARCA, a Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar, que reúne entidades de toda a cadeia alimentar deste a produção até à distribuição, passando pelo comércio e ainda os Ministérios da Agricultura e Economia.

Por seu turno, a ASAE vai ser dotada de meios para acompanhar a evolução dos preços no mercado português.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!