Início Atualidade Pelo menos 129 mortos e 44 desaparecidos em acidentes marítimos em 2022 em Moçambique

Pelo menos 129 mortos e 44 desaparecidos em acidentes marítimos em 2022 em Moçambique

Pelo menos 129 pessoas morreram e outras 44 foram dadas como desaparecidas em 2022, na sequência de acidentes registados no mar e nos rios em Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

As mortes, resultantes de 172 acidentes marítimos, ocorreram devido a afogamentos, naufrágios e ataques por animais, disse Leonid Chimarizene, porta-voz do Instituto Nacional da Marinha (Inamar), durante uma conferência de imprensa, em Maputo.

As autoridades marítimas apontam o excesso de lotação nas embarcações, inobservância do boletim meteorológico e fraca presença de fiscais como algumas das causas dos incidentes.

“Há situações em que são divulgadas informações sobre o mau tempo e as pessoas fazem-se ao mar mesmo assim”, lamentou o porta-voz, referindo que as autoridades estão a “redobrar esforços para reduzir o número de acidentes marítimos”.

Leonild Chimarizene avançou que estão a ser produzidos panfletos e cartazes para sensibilização de banhistas e das pessoas que se fazem aos rios para diversos fins, alertando para a necessidade de cautela, além de capacitar e identificar pessoal que deverá posicionar-se nos locais de risco.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!