Gatos começaram a ser domesticados há 10 mil anos no Oriente Médio

por Viviana Chan
ISTOÉ

Quase 10 mil anos atrás, os humanos que se estabeleceram no Crescente Fértil, as áreas do Oriente Médio ao redor dos rios Tigre e Eufrates, fizeram a primeira mudança de caçadores-coletores para agricultores.

Eles desenvolveram laços estreitos com os gatos comedores de roedores que convenientemente serviram como antigo controle de pragas nas primeiras civilizações da sociedade.

Um novo estudo da Universidade do Missouri (EUA) descobriu que essa transição de estilo de vida para humanos foi o catalisador que desencadeou a primeira domesticação de gatos no mundo e, quando os humanos começaram a viajar pelo mundo, levaram seus novos amigos felinos junto com eles. A pesquisa foi publicada na revista Heredity.

Leslie A. Lyons, geneticista de felinos e professora de medicina comparada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Missouri, coletou e analisou o DNA de gatos dentro e ao redor da área do Crescente Fértil, bem como em toda a Europa, Ásia e África, comparando cerca de 200 marcadores genéticos diferentes.

Leia mais em: ISTOÉ

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!