Angola é um bom mercado para os investidores dos petróleos - Plataforma Media

Angola é um bom mercado para os investidores dos petróleos

João Lourenço realçou, quanto à aposta na área de hidrocarbonetos, que é uma maneira de contribuir na segurança energética global e aliviar a pobreza nesta área em África, enquanto se estabilizam os mercados mundiais.

Ao discursar na cerimónia de abertura da 3ª edição da Conferência Exposição Angola “Oil e Gás 2022”, que decorre até hoje, numa das unidades hoteleiras de Luanda, testemunhada pelo secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Haitham Al Ghais, o Presidente João Lourenço referiu que Angola está aberta ao investimento privado nacional e estrangeiro, propondo termos e condições contratuais e fiscais justas para todos os que pretendam criar negócios no país.

Reconheceu que a conferência decorre numa altura em que a situação geopolítica internacional tem criado inúmeras distorções nos mercados internacionais de “commodities”, incluindo o petróleo e o gás natural.

O Chefe de Estado realçou o “trabalho incansável” do Executivo em prol do estabelecimento de um ambiente de negócios “atraente e competitivo”, estabelecendo políticas e regimes fiscais orientados para o mercado petrolífero. “Foram orientados esforços primários, para o crescimento da actividade petrolífera em consonância com o potencial das reservas existentes no país”, afirmou.

O Executivo, sublinhou, redefiniu o modelo de governação do sector Petrolífero, o que permitiu a estratificação e definição do papel de cada entidade, particularmente em matérias ligadas à superintendência, concessionária, regulação, fiscalização e operação.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaEconomia

Angola exportou 391 milhões de barris de petróleo em 2022

Economia

Rússia proíbe fornecimento de petróleo aos países com teto de preço

AngolaEconomia

Angola pretende reduzir para 20 por cento participação petrolífera no PIB até 2027

ChinaEconomia

Compras de petróleo pela China a África caem 22,6%

Assine nossa Newsletter