Início » Portugal deita ao lixo quatro toneladas de roupa por semana

Portugal deita ao lixo quatro toneladas de roupa por semana

Ainda não há métodos eficazes para fazer reciclagem de têxteis. Governo prepara-se para cumprir estratégia e metas europeias com projeto-piloto de recolha seletiva.

Milhares de toneladas de roupa usada continuam todos os anos a ser deitadas ao lixo pelos portugueses. No ano passado, mais de 230 mil toneladas foram produzidas e consideradas resíduos, ou seja, sem utilidade, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente. São mais de quatro toneladas em cada uma das 52 semanas do ano. Não é possível fazer a triagem e a reciclagem dos têxteis no pós-consumo, sendo a maioria dos resíduos valorizados energeticamente (ou seja, incinerados). O Ministério do Ambiente vai iniciar projetos-piloto de recolha seletiva de roupa “a curto prazo”, tal como acontece com o plástico, o vidro e o papel. Em 2025, será obrigatória na União Europeia. Até 27 de novembro, está a decorrer a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos: este ano dedicada aos têxteis.

Apesar do peso diminuto no total de resíduos em serviços intermunicipais de tratamento e gestão como a Lipor (Grande Porto) ou a Valorsul (Grande Lisboa e região do Oeste), a quantidade de têxteis colocada no lixo é tida como significativa pelos especialistas. Em 2021, a Lipor recebeu mais de 20 mil toneladas (5% do total), já a Valorsul aceitou em média 16 mil toneladas por ano (2%).

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!