Início » Macron pede ‘solidariedade’ europeia a Berlim diante do aumento dos preços da energia

Macron pede ‘solidariedade’ europeia a Berlim diante do aumento dos preços da energia

AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu este domingo que a Alemanha mostre “solidariedade” europeia diante do aumento dos preços da energia, alertando que o plano maciço alemão para ajudar seus próprios consumidores envolveria potenciais “distorções”

“Não podemos ficar com as políticas nacionais porque isso cria distorções no continente europeu”, disse Macron em entrevista ao jornal francês Les Echos, a ser publicada na segunda-feira.

“Como aconteceu durante a crise da covid-19, este é o momento da verdade para a nossa Europa (…) Devemos agir com unidade e solidariedade”, exortou.

O governo alemão de Olaf Scholz foi acusado de agir sozinho com seu plano de apoio de 200 bilhões de euros para proteger as residências e empresas de seu país, e está sob pressão de vários parceiros da União Europeia para demonstrar mais solidariedade financeira.

“Se queremos ser coerentes, não são as estratégias nacionais que devem ser adotadas, mas sim uma estratégia europeia”, pediu Macron.

No entanto, Macron disse estar confiante “na força do relacionamento franco-alemão” e em sua “capacidade conjunta de realizar uma estratégia ambiciosa”.

Durante uma cúpula que será realizada na quinta e sexta-feira em Bruxelas, os líderes da União Europeia vão tentar dar uma resposta comum ao aumento dos preços da energia, causado pela guerra na Ucrânia.

“Existe solidariedade europeia com a Alemanha e é normal que exista solidariedade entre Alemanha e Europa!”, insistiu o presidente francês.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!