Início » Materialidade e Imaterialidade com várias matérias

Materialidade e Imaterialidade com várias matérias

José Carlos Barreto

(IM)MATERIALITY, é uma exposição coletiva internacional, no Centro de Artes de Águeda, com cerca de oitenta obras de cerca de 35 artistas de vários lugares do mundo, Portugal, o resto da Europa, África e Brasil

(IM)MATERIALITY, é uma reflexão para ver em vários materiais e muito processos, e várias maneiras de apresentar, desde a pintura, a fotografia, escultura, desenho, missangas, textil, instalação, de cerca de 35 artistas de Portugal, mas também Angola, Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Burkina Faso, Namíbia, Holanda, Alemanha e Brasil. Material e imaterialidade, uma das curadoras da exposição, Graça Rodrigues, aponta essa direcção de pensamento, que está desde logo espelhado no titulo da exposição Im Materiality.

A dimensão do ser humano está aqui repartida em três grandes secções: O Corpo e a Terra, Plasmic e Plastikós, entre a materialidade e a imaterialidade e a terceira O Espírito e o Céu.

Secção 1 – O Corpo e a Terra

Ligado aquilo que marca o fisico do que é o Corpo, traz todas as noções de substancialidade, presença e tangibilidade, evocando as dimensões material, espacial e visível dos seres vivos, incluindo humanos, animais, plantas e árvores.

Secção 2 – Plasmic e Plastikós, entre a materialidade e a imaterialidade

A antiga noção grega Plastikós, é relativo aquilo que é a ação humana, modelar barro ou cera, talhar pedra, madeira ou ossos. As artes plásticas dão lugar às técnicas ou às propriedades formais, espaciais, cromáticas e a tudo que é possível fazer com a matéria.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!