Início China Incêndio arrasa arranha-céu em cidade na China

Incêndio arrasa arranha-céu em cidade na China

Um incêndio arrasou, nesta sexta-feira (16), um arranha-céu de 218 metros de altura na cidade chinesa de Changsha, no centro do país, mas sem causar vítimas, segundo uma primeira avaliação dos bombeiros.

O incêndio, já extinto, afetou o prédio da empresa estatal de telecomunicações China Telecom. 

A cidade de Changsha, com uma população de dez milhões de habitantes, é a capital da província de Hunan. 

Leia também: China doa 13,9ME e perdoa sete milhões da dívida a Moçambique

Imagens impressionantes transmitidas pela televisão estatal CCTV mostraram imensas chamas alaranjadas em toda a lateral do prédio, que tem 42 andares acima do solo. 

Em vídeos postados nas redes sociais, uma espessa coluna preta pode ser vista escapando do prédio e pessoas fugindo para não serem atingidas por detritos incandescentes que caem do céu. 

“De acordo com uma investigação preliminar, (o incêndio) teria ocorrido em uma parede externa do prédio”, disseram os bombeiros da província de Hunan na rede social Weibo. 

“O fogo foi controlado e não foram encontradas vítimas”, ressaltou a mesma fonte, acrescentando que o primeiro pedido de socorro foi às 15h48 (04h48 no horário de Brasília).

Leia também: MICE: sector espera que medidas da China não afectem negócio

Internautas publicaram imagens de um longo braço articulado utilizado pelos bombeiros para lançar água contra a superfície do prédio, parcialmente queimado. 

“O fogo foi apagado às 16h30” e “as comunicações (por telefone) não foram interrompidas”, garantiu a China Telecom em uma mensagem postada no Weibo, confirmando ainda a ausência imediata de vítimas. 

O arranha-céu foi concluído em 2000, de acordo com a CCTV. Esta relativa modernidade do edifício poderia explicar em parte a ausência de vítimas. Os edifícios nas grandes cidades da China praticam regularmente simulações de incêndio. 

De qualquer forma, a China é frequentemente palco de incêndios mortais, em parte explicados por uma aplicação, às vezes, negligente dos regulamentos de segurança e construções ilegais que podem complicar a evacuação.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!