Início » Rússia alerta para “grande ofensiva ucraniana” para recuperar central de Zaporijia

Rússia alerta para “grande ofensiva ucraniana” para recuperar central de Zaporijia

Lusa

As autoridades russas alertaram ontem que as Forças Armadas ucranianas estão a preparar-se para realizar uma “grande ofensiva” para recuperar o controlo da central nuclear de Zaporijia

De acordo com o porta-voz do governador pró-russo de Zaporijia, Vladimir Rogov, o Exército ucraniano está a transferir elementos de artilharia, incluindo obuses e múltiplos sistemas de lançamento, para a zona.

Rogov adiantou que a Ucrânia está em vias de preparar uma “grande ofensiva na zona da central nuclear (…)”, segundo a agência de notícias russa TASS.

Além disso, o governador indicou que, segundo o seu departamento de Inteligência, o Reino Unido e os Estados Unidos estarão a colaborar com a Ucrânia para coordenar essa contraofensiva.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de sete milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que entrou hoje no seu 201.º dia, 5.827 civis mortos e 8.421 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!