Ucrânia acusa Lula de fazer propaganda pela Rússia - Plataforma Media

Ucrânia acusa Lula de fazer propaganda pela Rússia

O governo da Ucrânia incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT para tentar voltar ao cargo em outubro, numa lista de “oradores que promovem narrativas de propaganda russa”.

A acusação foi publicada no site do Centro para Contenção de Desinformação, uma entidade criada pelo presidente Volodimir Zelenski no ano passado que integra a guerra informativa entre Rússia e Ucrânia pela ótica do que Kiev considera fake news e manipulações do Kremlin.

Lula é o único brasileiro numa relação de 78 pessoas, 30 das quais americanas. Está lá por dois motivos, segundo o centro: disse que a Rússia deveria liderar uma nova ordem mundial e que Zelenski é tão culpado pela guerra quanto o presidente russo, Vladimir Putin.

Não há registro sobre o petista ter dito a primeira assertiva. Nos seus oito anos de mandato (2003-10), Lula promoveu uma política externa voltada para relações Sul-Sul, na qual a Rússia estava inserida como membro fundador do Brics, bloco político-econômico que une Brasil, China, Índia e África do Sul também.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Related posts
Sociedade

Rússia relata explosão de munições em base aérea na Crimeia, sem vítimas

BrasilDesporto

Nomes de Lula e Bolsonaro proibidos na nova camisola do escrete

Sociedade

Romenos aconselhados a comprar comprimidos de iodo por risco de desastre nuclear

Política

Rússia acusa Ucrânia de ataque à central nuclear e alerta para "consequências catastróficas"

Assine nossa Newsletter