Angola acolhe pela primeira vez a assembleia-geral da União Interparlamentar - Plataforma Media

Angola acolhe pela primeira vez a assembleia-geral da União Interparlamentar

Angola será o primeiro país africano de língua portuguesa a acolher entre outubro e novembro de 2023, a assembleia-geral da União Interparlamentar (UIP) que movimenta mais de mil deputados de todo o mundo

O anúncio foi feito terça-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, pelo presidente UIP, Duarte Pacheco, reforçando que para o ano, o encontro vai ser realizado em Angola.

“E, portanto, é mesmo para marcar esta diferença”, sustentou o também deputado português que lidera a mais antiga organização multilateral do mundo, fundada há 133 anos.

“Nem antes da independência de todos os países de língua portuguesa em África, nem nos 40 anos que já têm de independência, nunca tinha existido uma reunião dirigida especificamente para os países de língua portuguesa. Ora bem, isto porque não houve essa sensibilidade, mas que agora existe, à frente da União Interparlamentar”, referiu. 

Na Praia, ao longo dos últimos dois dias, o grupo de parlamentares da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na UIP reuniram, pela primeira vez, num encontro que serviu para debater as “Mudanças Climáticas Face aos Desafios Do Desenvolvimento Sustentável”.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter