Bolsonaro vai propor a Zelensky acordo para fim da guerra - Plataforma Media

Bolsonaro vai propor a Zelensky acordo para fim da guerra

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou, esta quinta-feira, que vai propor ao homólogo ucraniano uma solução para acabar com a guerra com a Rússia semelhante ao processo que encerrou a guerra entre Argentina e Reino Unido nas Malvinas, em 1982.

Os dois líderes terão o seu primeiro contacto desde a invasão militar russa do território ucraniano numa conversa telefónica marcada para a próxima segunda-feira. “Sei como seria a solução para o caso, mas não vou avançar. A solução para o caso (…) Como terminou a guerra da Argentina com o Reino Unido em 1982? Está lá. Desculpe, a verdade são coisas que machucam, mas é preciso entender”, disse Bolsonaro ao canal “CNN Brasil”.

Leia também: Lula tem 45% e Bolsonaro, 31% das intenções de voto

O Reino Unido detém a soberania sobre as ilhas Malvinas, reivindicadas pela Argentina desde 1833. Ambos os países entraram em confronto pelo arquipélago em 1982, numa guerra que começou em abril e terminou em junho daquele ano com a vitória das forças britânicas.

Jair Bolsonaro, apoiado pela extrema-direita brasileira e que aspira à reeleição nas presidenciais de outubro próximo, afirmou que foi Volodymyr Zelensky quem procurou uma conversa consigo.

Desde o início da guerra, Bolsonaro evitou condenar os ataques russos na Ucrânia e manteve uma posição “neutra” e “equilibrada” diante do conflito.

Leia mais em: Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Assine nossa Newsletter