Início Cultura Que línguas falas?

Que línguas falas?

Já pensou que a nossa língua materna e a língua que falamos todos os dias estão intimamente relacionados com a nossa identidade e a cultura da cidade? Com o objectivo de promover a comunicação e discussão da língua materna e da auto-identidade, a Associação de Divulgação da Simulação da Organização das Nações Unidas de Macau (MMUNPA) e a Associação da Comunicação de Línguas e da Promoção Cultural de Macau (LECPA) realizaram, em conjunto, uma palestra interativa, titulando “Que línguas fala?”, no dia 8 de Maio de 2022.

Estabeleceram-se algumas sessões neste evento, incluindo um experimento da interação social entre os participantes e os recepcionistas, um jogo de gírias, uma partilha de convidados e uma sessão de discussão em grupo para aprofundar a troca de ideias entre os participantes. Os dois convidados, Guiomar Pedruco, Miss Macau e influenciadora digital local e, Giulio Acconci, vocalista da Banda “Soler” e artista de Macau, baseando nas suas experiências de crescer num ambiente multicultural, compartilharam as anedotas acontecidos e os desafios encontrados na vida e as suas opiniões na definição da língua materna, de modo que se inspira aos participantes para um pensamento mais profundo na língua materna e na identidade.

O evento atraiu mais de 30 participantes, incluindo estudantes universitários e secundários, bem como trabalhadores adultos. Uma série de questões relacionadas com línguas maternas e dialectos foram discutidas em profundidade e de diferentes perspectivas, compondo-se a definição e a conservação da língua materna, como as gírias podem representar a cultura de um lugar, a questão da cobertura linguística estrangeira, e a transmissão e conservação da Patuá de Macau e do cantonês.

Durante a sessão de discussão, os participantes também expressaram as suas opiniões sobre a importância das línguas e dialectos no seu próprio desenvolvimento, na preservação cultural e na criação de uma cidade única. O evento visa melhorar a compreensão da língua materna, das gírias e do conceito da identidade, preservando a língua materna e promovendo a compreensão da língua materna na comunidade local.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!