Início Destaques Preços do petróleo disparam à medida que UE pretende banir petróleo russo

Preços do petróleo disparam à medida que UE pretende banir petróleo russo

Os preços do petróleo subiram acentuadamente na quarta-feira, depois que a União Europeia (UE) divulgou um plano para eliminar gradualmente o petróleo russo, provocando preocupações com a escassez de oferta.

O West Texas Intermediate (WTI) para entrega em junho somou 5,4 dólares americanos, ou 5,3 por cento, para fechar a 107,81 dólares o barril na Bolsa Mercantil de Nova York. O petróleo Brent para entrega em julho subiu 5,17 dólares, ou 4,9 por cento, para fechar a 110,14 dólares o barril na London ICE Futures Exchange.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse na quarta-feira que a UE eliminará gradualmente o fornecimento russo de petróleo bruto dentro de seis meses e produtos refinados até o final do ano. O plano faz parte de um sexto pacote de sanções contra Moscou por sua operação militar na Ucrânia.

Os países da UE importaram em média 3,5 milhões de barris de petróleo bruto e derivados por dia da Rússia no quarto trimestre de 2021, disse Carsten Fritsch, analista de energia do Commerzbank Research, citando dados da Agência Internacional de Energia.

“Essa quantidade agora precisa ser adquirida em outro lugar do mercado, o que provavelmente diminuirá a oferta se todas as outras opções permanecerem iguais e, por sua vez, aumentará os preços”, acrescentou ele.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!