Início Política Obsessão da Argentina pelas Malvinas continua viva

Obsessão da Argentina pelas Malvinas continua viva

Quer seja nos livros escolares ou nas notas, pintada em murais, tatuada na pele ou até num artigo da Constituição, a reivindicação argentina sobre as ilhas Malvinas (Falklands) é uma obsessão nacional. 40 anos desde que, a 2 de abril de 1982, a Argentina lançou a invasão desastrosa do pequeno arquipélago no Atlântico Sul, de 12 mil quilómetros quadrados, Buenos Aires não mostra sinais de desistir da esperança de algum dia reivindicar estas ilhas, assim como a Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.

“A recuperação desses territórios e o pleno exercício da soberania, respeitando o modo de vida dos seus habitantes e de acordo com os princípios do direito internacional, constituem um objetivo permanente e inalienável do povo argentino”, diz a Constituição de 1994.

A 480 quilómetros da costa argentina, as ilhas rochosas varridas pelo vento são a casa de quase 3500 britânicos, alguns dos quais descendentes de famílias que estão ali há 10 gerações. Oficialmente, é um Território Ultramarino Britânico, mas a Argentina alega que as ilhas são suas. E onde quer que se viaje no país, há lembranças constantes dessa política estatal. Há cartazes que proclamam “Las Malvinas son Argentinas“, usando o nome espanhol para as Falklands e reafirmando a sua posse. E murais que mostram o contorno das ilhas, muitas vezes pintado sob um céu do azul da bandeira argentina e com palavras como “voltaremos” ao lado – uma referência à crença argentina de que tiveram um dia uma colónia nas ilhas. Em muitas localidades, sinais de trânsito indicam a distância para as Falklands.

A cada 2 de abril, o dia que assinala o aniversário da invasão, as crianças em idade escolar cantam o hino oficial de 1941 que reclama as ilhas. “Quem nos fala aqui de esquecimento/De renúncia, de perdão?/Nenhum solo é mais amado/ Da pátria na extensão!”, diz um dos versos. Por todo o país, estádios de futebol, cidades, centenas de ruas e até a nota de 50 pesos têm a indicação “Malvinas argentinas”.

“A Argentina é um país complexo, com muitas falhas, são poucas as questões que unem as pessoas. As Malvinas são uma delas, tal como a seleção nacional”, diz Edgardo Esteban, ex-combatente e diretor do Museu das Malvinas. Neste museu, criado em 2014, a narrativa nacionalista é alimentada para as futuras gerações. E não há menção à guerra, com o foco a ser a “unidade geológica”, a “plataforma continental” ou na presença pioneira de cientistas argentinos na Antártica para impulsionar a reivindicação.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!