Início » Putin fala com Scholz sobre os ‘esforços diplomáticos’ na Ucrânia

Putin fala com Scholz sobre os ‘esforços diplomáticos’ na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, falaram por telefone nesta quarta-feira (9) sobre “esforços diplomáticos” em relação ao conflito na Ucrânia e corredores humanitários para evacuar civis, segundo o Kremlin. 

Os dois líderes, Putin e Scholz, discutiram “opções para esforços políticos e diplomáticos” e o presidente russo “forneceu informações sobre medidas tomadas para estabelecer corredores humanitários e evacuar civis de zonas de combate”, disse o Kremlin em comunicado.

Os dois líderes também “prestaram especial atenção ao aspecto humanitário da situação na Ucrânia” e acordaram em “continuar com os contatos em diversos níveis”, acrescentou o Kremlin.

Rússia e Ucrânia acordaram nesta quarta a respeitar um cessar fogo que permita a evacuação de civis de várias zonas arrasadas pelos bombardeios. 

Por outro lado, está previsto que nesta quinta aconteça conversações na Anatólia (Turquia) entre o Ministro dos Assuntos Exteriores russo, Sergey Lavrov, e o Ministro de Assuntos Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, com seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, como mediador. 

A reunião é a primeira a este nível desde que se começou o conflito em 24 de fevereiro. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!